PROCEDIMENTOS PERCUTÂNEOS
PROCEDIMENTOS PERCUTÂNEOS (PC)
Os procedimentos percutâneos são realizados sob anestesia local (sedação controlada) através de punção na pele, em vez de incisão cirúrgica, guiados pela radioscopia, o que nos permite acompanhar em tempo real a introdução dos instrumentos cirúrgicos e execução de procedimentos cirúrgico na coluna vertebral. São procedimentos de alta tecnologia e minimamente agressivos e maximamente efetivos, quanto bem indicados e executados. Por serem pouco traumáticos, provocam pouca dor no pós-operatório e permitem rápida recuperação.
DISCECTOMIA PERCUTÂNEA LOMBAR (hidrodiscectomia/SpineJet)
Objetivo: consiste em descomprimir o disco intervertebral lombar através de uma cânula utilizando-se de jato d’agua. Pequenas remoções de material intradiscal, alivia muito a pressão sobre as estruturas neurais adjacentes.
Indicação: hérnias discais contidas (integridade de complexo ligamentar posterior) resistente ao tratamento conservador.
CIFOPLASTIA E VERTEBROPLASTIA
Objetivo: A Vertebroplastia consiste em injetar cimento acrílico medicinal (PMM) através de uma ou duas cânulas no interior de corpos vertebrais fraturados para estabilizar a vértebra e aliviar a dor. A Cifoplastia é uma técnica evoluída da vertebroplastia, porém, é mais segura, principalmente em casos de tumor e em fraturas com comprometimento da parede posterior do corpo vertebral.
Indicação: fratura de corpo vertebral secundária à osteoporose primária ou secundária após a falha de tratamento conservador (um a três meses) bem efetuado.
RIZOTOMIA PERCUTÂNEA POR RADIOFREQUÊNCIA
Objetivo: consiste em fazer ablação do ramo medial do nervo primário dorsal, que inerva as articulações zigoapofisárias (facetárias), com energia de radiofrequência
Indicação: síndrome facetária (cervical, torácica e lombar) resistente ao tratamento conservador. É uma alternativa minimamente invasiva à cirurgia de artrodese.