Fellowship - Internacional

FELLOWSHIPS OFERECIDO PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA DE COLUNA (ABCMIC)

Dr. Pil Sun Choi – Presidente da ABCMIC (2004/2020) -Coordenador de Fellowship Internacional

São inúmeras as vantagens da cirurgia minimamente invasiva da coluna se comparado à cirurgia convencional: menos dor no pós-operatório, menos possibilidade de complicações e rápido retorno às atividades. Além do que, muitos dos procedimentos podem ser realizados com anestesia local, sem os eventuais inconvenientes da anestesia geral em alguns pacientes.
Infelizmente, as técnicas e cirurgias minimamente invasivas têm curva de aprendizado longa, investimento alto em equipamentos e de preferência serem efetuadas em centros especializados com equipamentos de alta tecnologia e com pessoal altamente qualificado e treinado.
Para o desenvolvimento da cirurgia minimamente invasiva no Brasil, a ABCMIC através de uma parceria com a Aesculap (Alemanha), Wooridul Spine Hospital (Coréia do Sul) e North American Spine Society (EUA/Canadá) temos oferecido desde o ano de 2008, o programa de treinamento em cirurgia minimamente invasiva para os seus membros, sendo a maioria jovens cirurgiões de coluna recém saídos da residência médica.
No ano de 2008, o Dr. Rodrigo Nicolau realizou o primeiro Fellowship no Wooridul Spine Hospital (WSH) em Seoul, Coréia do Sul. No ano de 2009, foi a vez do Dr. Max Franco; entre 2010 e 2011, foi a vez do Dr. Davi Del Curto e em 2012, o Dr. Guilherme Meyer.
No ano de 2009 fizeram Fellowship na Alemanha no Serviço do Prof. Uwe Vieweg, os Drs. Zaffer Maito de Florianópolis e o Dr. Pablo Werlang de Porto Alegre; no ano de 2010 fizeram os Drs. Ricardo Dias e Maximiliano Porto, em 2011, Luis Felipe Novaes e Fábio dos Santos e em 2012, Joel Abramczuk e Hans Grohs.
Em 2016, dez jovens cirurgiões foram selecionados para realizar Fellowship oferecido pela ABCMIC em parceria com a North American Spine Society (NASS) e realizaram o treinamento em 2017 em diversos serviços nos EUA. E a parceria, continuou nos anos seguintes, sendo interrompido em 2020 pela pandemia de Covid-19.
A ABCMIC tem uma imensa gratidão aos Prof. Sang Ho Lee (WSH), Uwe Vieweg (Aesculap) e Eric Muehlbauer (NASS) por possibilitarem aos nossos jovens cirurgiões de coluna a aprenderem o que há de mais moderno em termos de cirurgia minimamente invasiva da coluna em seus respectivos serviços.
A ABCMIC, sempre teve preocupação em introduzir novas técnicas, divulgar e compartilhar os conhecimentos adquiridos e estamos muitos orgulhosos desses jovens cirurgiões de coluna que retornaram ao Brasil e estão ajudando a desenvolver de maneira ética, criteriosa e científica a cirurgia minimamente de coluna no Brasil.

Dança de "leque" Coréia do Sul"

Fellowship Internacional