Dr. Pil

BREVE HISTÓRICO SOBRE O DR. PIL SUN CHOI

drpil

 

O Dr. Pil Sun Choi nasceu em Seul, Coréia do Sul, em 1958, e imigrou com a família para o Brasil em 1966, quando tinha oito anos de idade.

Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1977, após concluir o segundo ano colegial. Graduou-se em Medicina em 1982 e, em 1983, fez curso de aperfeiçoamento na área de psiquiatria em Trieste, Itália, o qual foi fundamental para ajudá-lo a entender com mais profundidade a mente dos pacientes que sofrem de doenças da coluna vertebral.

Cursou Residência Médica no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOT HC FMUSP) de 1984-1987, tendo sido aprovado em primeiro lugar em todos os anos, inclusive na obtenção do título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em 1987.

Exerceu a função de preceptor de Residentes do IOT HC FMUSP de 1987 a 1988, quando decidiu dedicar-se profissionalmente à sua própria clínica e buscar novos horizontes no aperfeiçoamento científico.

No princípio da sua vida profissional, dedicou-se intensamente à ortopedia geral, cirurgia de mão, cirurgia de pé, microcirurgia, artroplastia e artroscopia.

Com o advento da laparoscopia e, posteriormente, da artroscopia na área de ortopedia, começou a pesquisar sobre a aplicação dessas técnicas nas doenças da coluna vertebral, tornando-se um apaixonado por cirurgia endoscópica da coluna.

Em 1995, retornou ao IOT HC FMUSP para aperfeiçoamento em cirurgia da coluna na qualidade de médico colaborador e, em 1996, ingressou na pós-graduação para estudar a viabilidade de se efetuar, com segurança, cirurgia de coluna com o uso de endoscópio.

Em 2000, fez a defesa pública da tese intitulada “Zona Triangular de Segurança aplicada aos procedimentos percutâneos póstero laterais lombares”, que foi fundamental para definir o espaço triangular na zona foraminal lombar, onde poderiam ser inseridos instrumentos cirúrgicos com segurança, sem colocar em risco as estruturas neurais adjacentes em cirurgias endoscópicas percutâneas transforaminais lombares, e contribuiu significativamente para o entendimento e o desenvolvimento da cirurgia endoscópica da coluna.

Graças à premiada tese, foi convidado a palestrar nos mais modernos centros de cirurgia minimamente invasiva de coluna do mundo, tais como os localizados na Coréia do Sul, Alemanha, EUA, Itália, França, México, China, Indonésia, Suíça, entre outros.

Em 2004, juntamente com o Dr. Wilson Dratcu (gerente médico) e com o apoio do Dr. Antônio Carlos Fernandes (superintendente), fundou o Grupo de Cirurgia Minimamente Invasiva de Coluna do Hospital Abreu Sodré (AACD), vindo a organizar oito edições anuais do Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna –  SIMINCO, que teve como marca registrada a realização de cirurgias de coluna inéditas com técnicas minimamente invasiva e transmitidas ao vivo para os especialistas de coluna de todo o Brasil; além de ter introduzido e treinado centenas de cirurgiões de coluna e médicos intervencionistas da dor; desenvolvido pesquisas científicas na área e ajudado a AACD a se tornar centro de referência em cirurgia de coluna minimamente invasiva.

Em 2006, apoiado por alguns colegas, fundou o Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva – CCMI, da Sociedade Brasileira de Coluna – SBC. Foi Presidente Fundador do CCMI e exerceu o cargo até o ano de 2009. Ajudou-o a se tornar uma entidade independente da SBC e, atualmente, o comitê é conhecido nacional e internacionalmente como Sociedade Brasileira de Coluna Minimamente Invasiva – SBC-MISS.

Em 2008, organizou o primeiro Congresso Brasileiro de Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva – COMINCO e, em 2010, organizou e presidiu o II COMINCO. Em 2012, organizou e presidiu o III Congresso Mundial de Cirurgia e Técnicas Minimamente Invasiva da Coluna (III WCMISST) na Praia do Forte, BA, ocasião em que foi eleito Presidente da Federação Mundial de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna – WFMISS, com a grande responsabilidade de agregar as diversas entidades ao redor mundo dedicadas ao desenvolvimento da cirurgia minimamente invasiva de coluna.

Foi Presidente da Sociedade Interamericana de Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva – SICCMI nos anos 2017 e 2018.

Coordenou o Grupo de Cirurgia de Minimamente Invasiva da Coluna do Hospital São José da Beneficência Portuguesa (BP Mirante) entre 2013 e 2018.

Atualmente, preside a Associação Brasileira de Desenvolvimento da Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna – ABCMIC e atende seus pacientes no Centro Médico Pacaembu, onde atua há mais de 20 anos.

MINHA EXPERIÊNCIA

Cargos e Titulações

PRINCIPAIS TITULAÇÕES E CARGOS

  • Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no ano de 2000. Área de concentração: Ortopedia e Traumatologia. Tese de mestrado “Contribuição ao estudo anatômico da zona triangular de segurança aplicado aos procedimentos percutâneos póstero-laterais lombares”, premiado no Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (CIOT) em 2000 como a melhor tese e no Congresso da International Intradiscal Therapy Society (IITS) como o melhor tema livre.
  • Título de especialista em Ortopedia e Traumatologia concedida pela Coordenadoria de Aprimoramento Médico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura e Conselho Regional de Medicina. (Residência Médica), onde obteve a primeira classificação no R1, R2 e R3. 15/02/84 a 31/01/87)
  • Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, onde obteve a primeira classificação (20/03/87).
  • Presidente fundador da Sociedade Brasileira de Coluna Minimamente Invasiva (SBC-MISS/2006).
  • I Congresso Brasileiro de Cirurgia e Técnicas Minimamente Invasiva da Coluna (I COMINCO) em 2008 (Gramado, Brasil), na qualidade de Presidente do Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Coluna (CCMI-SBC).
  • Chefe do Grupo de Estudo de Cirurgia Minimamente Invasiva do Hospital Abreu Sodré (AACD) no período de 2004-2011.
  • Representante Nacional no International Society for Minimal Intervention Spine Surgery (ISMISS) no período de 2005 a 2014.

Representante Nacional no International Intradiscal Therapy Society (IITS) no período de 2004-2014.

  • Representante Nacional no primeiro World Congress of Minimally Invasive Spine Surgery and Techniques (WCMISST) realizado nos dias 5 a 7 de junho de 2008 em Hawaii (EUA).
  • Professor voluntário e Coordenador de Grupo de Cirurgia Minimamente Invasiva do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2008/2012).
  • Presidente do II Congresso Brasileiro de Cirurgia e Técnicas Minimamente Invasiva da Coluna (II COMINCO) realizado no período de 21 a 24 de julho/2010 – Sheraton/WTC Convention Center, São Paulo, Brasil.
  • Presidente do III Congresso Mundial de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna (III WCMISST) realizado no Iberostar Beach Resort, Salvador-Bahia (2012).
  • Vice-Presidente do International Society for Minimal Intervention Spine Society ISMISS (2014).
  • Presidente Fundador da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Cirurgia Minimamente Invasiva de Coluna (ABCMIC) desde 2004.
  • Presidente Fundador da World Federation of Minimally Invasive Spine Surgery (WFMISS) em 2012.
  • Chefe do Grupo de Cirurgia Minimamente Invasiva do Hospital Samaritano São Paulo (2012/2014).
  • Chefe do Grupo de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna do Hospital São José (Beneficência Portuguesa) – Início em 2014.
  • Presidente da Comissão Executiva do IV Congresso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva de Coluna (COMINCO), realizado no WTC Convention Center em São Paulo, no período de 31 de julho a 02 de agosto de 2014.
  • Presidente do V Congresso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva de Coluna (V COMINCO) que será realizada no WTC Convention Center em São Paulo, no período de 28 a 30 de julho de 2016.
  • Presidente da Sociedade Interamericana de Cirurgia de Coluna de Minimamente Invasiva (SICCMI), gestão 2016-17.
  • Presidente atual da ABCMIC (Associação Brasileira de Desenvolvimento de Cirurgia Minimamente Invasiva de Coluna), 2018.

 

Conferências internacionais

CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS

  1. 18th International Intradiscal Therapy Society Annual Meeting (IITS), San Diego, USA.Períod: 26-28, June 2005.
  2. IV Curso Internacional de Avances en Cirurgia de Columna Vertebral -Dr. Eduardo Luque Rebollar – Instituto Nacional de Rehabilitación, Ciudad de México, México. Período: 19 a 21 de janeiro de 2006.
  3. 24th International Course for Percutaneous Endoscopic Spine Surgery and Complementary Minimal Invasive Techniques. Bethania Spine Base, Zurich, Switzerland. Períod: 26 a 27, January 2006.
  4. Quarto Corso Europeo Chirurgia Mini-Invasiva del Rachide. Monatier di Treviso, Treviso, Itália. Período: 24-25 de fevereiro de 2006.
  5. 19th International Intradiscal Therapy Society Annual Meeting (IITS), Phoenix, USA.Períod: 05-08 April 2006.
  6. IV Korean Minimally Invasive Spine Society Research Society Meeting (KOMISS).Seoul, Coréia do Sul. Períod: 18-19, May, 2006.
  7. Wooridul Spine Hospital (WSH). Seoul, Coréia do Sul. 21st, May 2006.
  8. 25th International Course for Percutaneous Endoscopic Spine Surgery and Complementary Minimal Invasive Techniques. Bethania Spine Base, Zurich, Switzerland. Period: 25 – 26, January, 2007.
  9. 26th International Course for Percutaneous Endoscopic Spine Surgery and Complementary Minimal Invasive Techniques. Bethania Spine Base, Zurich, Switzerland. Period: 25 – 26, January, 2008.
  10. Sesto Corso Europeo Chirurgia Mini-Invasiva del Rachide.Hotel Maggior Consiglio, Treviso, Itália
    Período: 16-17 de maio de 2008.
  11. World Congress of Minimally Invasive Spine Surgery and Techniques.Hawaiian Hilton Village Resort, Hawaii. Period: 03 – 08, June 2008.
  12. 27th International Course for Percutaneous Endoscopic Spine Surgery and Complementary Minimal Invasive Techniques. Bethania Spine Base, Zurich, Switzerland. Period: 29 -30, January, 2009.
  13. 22th International Intradiscal Therapy Society Annual Meeting (IITS), Phoenix, USA. Period: 19-23, May 2009.
  14. 7th International Endoscopic Course. Clinic du Sport/University of Bordeaux, Bordeaux, France. Period: 18-20, June, 2009.
  15. III Congreso Interamericano de Cirurgia de Columna Minimamente Invasivo (SICCMI). Santiago, Chile – Período: 7-9 de Diciembre, 2009.
  16. 28th International Course for Percutaneous Endoscopic Spine Surgery and Complementary Minimal Invasive Techniques. Bethania Spine Base, Zurich, Switzerland. Period: 28 – 29, January 2010.
  17. VIII Curso de Avances en Cirugia de Columna Vertebral “Dr. Eduardo Luque” Cirurgia de Mínima Incisión – Máxima Acción – Instituto Nacional de Rehabitacion, Ciudad de México, México – Período: 21 – 23, Janeiro, 2010.
  18. 3rd ISMISS Congress in Turkey on Minimal Invasive Spine Surgery and Interventional Treatments – Polat Renaissance Istanbul Hotel, Istanbul, Turkey – Period: 03 – 04, April 2010.
  19. II World Congress of Minimally Invasive Spine Surgery and Techniques (II WCMISST 2010). MGM Grand Hotel, Las Vegas. Period: 01 – 04, June, 2010.
  20. 29th International Course for Percutaneous Endoscopic Spine Surgery and Complementary Minimal Invasive Techniques. Bethania Spine Base, Zurich, Switzerland. Period: 27 – 28, January 2011.
  21. 4rd ISMISS Congress in Turkey on Minimal Invasive Spine Surgery and Interventional Treatments – WOW Topkapy Palace Resort Hotel, Antalia, Turkey. Period: 01-03, April 2011.
  22. 1st Asian Congress of Minimally Invasive Spine Surgery and Techniques (ACMISST), Shanghai Convention Center, Shanghai, China. Period: 04-07, May, 2011.
  23. IV Congreso Sociedad Interamericana De Cirurgia De Columna Minimamente Invasiva – SICCMI – Centro de Convenciones Julio Cesar Tubay Ayala. Periodo: 11 a 14 de Mayo, 2011 – Centro de Convenciones Julio Cesar Tubay Ayala. Periodo: 11 a 14 de Mayo, 2011.
  24. Asociacion Mexicana de Cirujanos de Columna (AMCICO) / International Intradiscal Therapy Society (IITS) Combined Meeting, Cancun, Mexico. Period: 22 a 25, June 2011.
  25. The II International Society of Minimal Intervention Spine Surgery (ISMISS) Indonesian Chapter. Harris Hotel, Kelapa Gading, Jakarta, Indonesia. Period: 28-30, July 2011.
  26. SICOT 2011 XXV Triennial World Congress. Prague, Czech Republic. Period: 6-9, September 2011. ISSMISS Chapter.
  27. ISMISS/SICOT International Society for Minimal Intervention in Spinal Surgery & Universitat Autônoma de Barcelona, Medical School & Centro Médico Teknon, Barcelona, Spain. Period: 28-29, September 2011.
  28. 30th International Course for Percutaneous Endoscopic Spine Surgery and Complementary Minimal Invasive Techniques. Bethania Spine Base, Zurich, Switzerland.Período: 26 – 278th, January 2012.
  29. 6th World Congress – World Institute of Pain. Miami Beach – Florida – USA. February 4-6, 2012.
  30. 4rd Ismiss Congress in Turkey on Minimal Invasive Spine Surgery and Interventional Treatments. , Antalia, Turkey. Período: 05-073, April 2012.
  31. International 10 th Jubilee Symposium. Mini-Invasive and instrumented Surgery of the Spine. Kharkiv, Ukarine, May 26th, 2012.
  32. SpineWeek 2012. Amsterdam, Netherlands. Period: 28.05 – 01.06.2012). Moderator in BSS Session (29.05.2012).
  33. VIII Congresso Nacional da AMCICO. Expo Guadalajara, Mexico. 20 al 23 de Junio, 2012.
  34. III World Congress of Minimally Invasive Spine Surgery & Techniques (III WCMISST), Praia do Forte, Bahia, Brazil. August, 16-18, 2012.
  35. Seminario de Columna. Abordaje Transforaminal en Patologia Discal Lumbar. Santigo, Chile, 05 de Octubre, 2012.
  36. The 13th International Musculoskeletal LAser Society (IMLAS) Korea / The 30th Anniversary Congress of Wooridul Spine Hospital at Sheraton Grand Walkerhill Convention Center,Seoul, Korea.  November 3rd, 2012.
  37. 15th Annual Congressof ISMISS Korea at Seoul National University Hospital, Seoul, Ko November 4th, 2012.
  38. 31st International Course for Percutaneous Endoscopic Spine Surgery and Complementary Minimal Invasive Techniques. Bethania Spine Base, Zurich, Switzerland, Period: 24-25, January 2013.
  39. 6th ISMISS combined with 5th TURKMISS Congress in Turkey Minimal Invasive Spine Surgery and Interventional Treatments. Cesme/Izmir, Turkey. Period: April 11-14, 2013.
  40. ISMISS JAPAN (International Society for Minimally Intervention in Spinal surgery), Sapporo, Japan. Period: 20-21, June 2013.
  41. 32nd International Course for Percutaneous Endoscopic Spine Surgery and Complementary Minimal Invasive Techniques. Bethania Spine Base, Zurich, Switzerland. Period: 30-31, January 2014.
  42. World Congress of World Federation of Minimally Invasive Spine Surgery & Techniques. Istanbul, Turkey. Period: April 10-12, 2014.
  43. VI Congreso de la Sociedad Interamericana de Cirugia da Columna Minimamente Invasiva (SICCMI), Asuncion, Paraguay. Período: 23-26 septiembre, 2015.G
  44. Global Spine Forum (North American Spine Society), Boston, USA. Period: October, 28th, 2016.
  45. Global Spine Forum (North American Spine Society), Orlando, USA. Period: October, 27th, 2017.
  46. VII Congreso de la Sociedad Interamericana de Cirugia da Columna Minimamente Invasiva (SICCMI), Santiago, Chile. Período: 8-11 Noviembre, 2017.
  47. 2017 KOMISS (Korean Minimally Invasive Spine Surgery Society) International Symposium & Cadaver Hand-on Workshop for Endoscopic Spine Surgery, Incheon, South Korea. Period: December 1-3, 2017.

Formação em cirurgia de coluna minimamente invasiva

FORMAÇÃO EM CIRURGIA DE COLUNA MINIMAMENTE INVASIVA

  • Hospitation in US ISMISS COURSE in California Spine Center. Head: John Chiu. Period: March 21st-25th, 2011.
  • Hospitation on PERPOS. Commonwealth Orthopaedics. Head: Ronald C. Childs. Period: February 21st, 2011.
  • Hospitation on Percutaneuous Lumbar Endoscopic Surgery. Klinikum Starbert, Munich, Germany. Head: Michael Schubert. Period: November, 29th, 2010.
  • Department of Minimally Invasive Spine Surgery. Isar Medizin Zentrum, Munich, Germany. Head: Stefan Hellinger. Transforaminal endoscopic lumbar surgery. Period: May, 11st – 13th, 2010.
  • Mini open interspinous device training, Clinica Santa Zita, Lucca, Italy. Head: Dr. M. Cecarelli – Period: April 21, 2010.
  • Percutaneuous interspinous device training, Hospital Villa Maria de Pia, Torino, Italy. Head: Dr. Fabrizi – Period: July 7th to 8th, 2009.
  • Seventh International Endoscopic Spine Course in Clinic Du Sport, Bordeaux, France. Chairperson: Jean Destandau Period: June, 18ht-20th 2009.
  • Department of Spine Surgery and Pain Therapy, Center for Orthopaedics and Traumatology, St. Anna-Hospital Herne, Germany. Head: Dr. med. Sebastian Ruetten – Period: June, 5th, 2009.
  • EUNI (European Neurosurgical Instituto), Training course and live surgery in Epiduroscopy assisted with ozotherapy. Chairman: Alberto Alexandre – Period: May, 12th to 15th, 2008.
  • MINRAD (Sabre Source) Training. Detroit (USA) Chairman: Lis Planells – Period: Jan/2008.
  • IDET and other Percutaneous Procedures Training, Orthopaedic Klinic Of Munchen-OCM (Germany) Chairman: Michael Hess – Period: Jan/2008.
  • Minimal Invasive Discectomy: Hands on Workshop Ellman Educational Institute, New York – Period: December 8, 2007.
  • Teacher Fellowship in Wooridul Spine Hospital, Seoul, South Korea (percutaneous endoscopic discectomy) Chairman: Sang Ho Lee and Gun Choi – Period: November/2007.
  • Lumbar Spinal Injections Techniques Workshop (NASS 21st Annual Meeting Pré-meeting Course) CME/CEU Program Administrator (Christina M. Wolf) – Período: 26/09/2006.
  • Treinamento em Dekompressor no Cape Canaveral Hospital (Cocoa Beach) EUA Chairman: Stanley Golovac – Período: 21/08/2006.
  • The Balloon Kyphoplasty Surgeon Training Program (Leiden) Holanda Chairman: Robert Pflugmacher – Período: 18/08/2006.
  • Combined Prodisc Lumbar and Cervical Spine Arthroplasty Course in Straubing (Alemanha) Chairman: Rudolf Bertagnoli – Período: 25 a 27/06/2006.
  • Treinamento em EU.N.I. (European Neurosurgical Institute), Treviso, Itália – (Ossigeno-Ozonoterapia) Chairman: Alberto Alexandre Período: Fev/2006.
  • Treinamento em OCM (Alemanha): IDET (Eletroterapia intra discal) Chairman: Michael Hess – Período: Jan/2006.
  • Treinamento em Feldkirch (Áustria): SCSS COSMIC (Estabilizador dinâmico lombar baseado em pedículos vertebrais) Chairman: Archivald Von Strempel – Período: março/2005.
  • Treinamento em Durban (África do Sul): DYNESIS (Estabilizador dinâmico lombar baseado em pedículos vertebrais) Chairman: Stephan Joubert – Período: Fev/2005.
  • Aesculap Spine Winter Time Academy Chairmen: R. Zellem, R. Beisse, M. Potulski, R. Sambale – Período: Jan/Fev/2005.
  • Treinamento em Navegador cirúrgico em Munique, Alemanha (Brain Lab) Período: novembro/2004.
  • Hospitation in Arizona Institute for Minimally Invasive Spine Care (USA) Chairman: Antony T. Yeung – Período: Outubro/2004.
  • MAST (Minimally Acess Spinal Tecnology) Course (Memphis, USA) Chairmen: Muwaffak Abdulhak and Adrian Nowitzke – Período: Agosto/2004.
  • Artificial Disc Course (Memphis, USA) Chairmen: Neil Duggal and Deusdeth do Nascimento – Período: agosto/2004.
  • Treinamento em Navegador cirúrgico em Denver, USA (Medtronic) Período: agosto/2004.
  • THESSYS New Spinal Endoscopy workshop-course (Germany) Chairman: Thomas Hoogland – Período: Maio/2004.
  • Hospitation in Jean Destandau Office (France) Chairman: Jean Destandau – Período: Outubro/2003.
  • CHU Tripode Pellegrin – Bryan Course (France) Chairman: Vincent Pointillart – Período: Setembro/2003.
  • Hospitation in Lake Worth Surgical Center Chairman: Merrill Reuter- Período: Março/2003.
  • Hospitation in Texas Back Institute (EUA), Chairman: Richard D. Guyer. Período: dezembro/2001 e Fevereiro/2002.
  • Hospitation in Orthopadische Klinik Munchen-Harlaching (Germany). Chairman: H. M. Mayer. Período: junho/2001.
  • Spine Course “Minimal invasive anterior stabilization with the new MACS-TL System” in Murnau, Germany. Chairpersons: Rudolf Beisse and Machael Potulski – Período: junho/2001.
  • Hospitation on APOLLON – percutaneous pedicle screw. Hurisarang Spine Hospital, Daejon, South Korea. Head: Kim Hyeun Sung. Period: June, 12-16th, 2011.
  • Hospitation on LASER DIODO (BIOLITEC) – 10TH PLDD Workshop, Graz, Austria, Period: 10-11, September 2015.

Organização de eventos científicos

CONGRESSO MUNDIAL DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA DE COLUNA (WCMISST/WCWFMISS)

  • III World Congress of Minimally Invasive Spine Surgery & Techniques (III WCMISST). Local: Praia do Forte, Bahia em 2012. Função: Presidente do Congresso.
  • I World Congress of World Federation of Minimally Invasive Spine Surgery & Techniques (WCWFMISST). Local: Istanbul, Turquia em abril/2014. Função:Presidente da Federação Mundial de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna (WFMISS).

CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA DE COLUNA (COMINCO)

  1. I Congresso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna (I COMINCO) em 2008. Local: Gramado, RS. Função: Presidente da Comissão Científica.
  2. II Congresso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna (II COMINCO). Local: WTC Convention Center, São Paulo em 2010. Função Presidente do Congresso.
  3. III Congresso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna (III COMINCO). Local: Praia do Forte, Bahia em 2012. Função: Presidente da Comissão Executiva.
  4. IV Congresso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna (IV COMINCO). Local: WTC Convention Center, São Paulo em 2014. Função: Presidente da Comissão Executiva.
  5. V Congresso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna (V COMINCO). Local: WTC Convention Center, São Paulo em 2016. Função: Presidente do Congresso.
  6. VI Congresso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna (VI COMINCO). Local: Hospital BP Mirante, São Paulo em 2018. Função: Presidente do Congresso.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA DE COLUNA (SIMINCO)

  1. I Simpósio Internacional de Tratamento Minimamente Invasivo da dor Cervical e Lombar (SIMINCO). Local: Hospital Abreu Sodré (AACD), São Paulo. Período: 16 e 17 de abril de 2004.Co-organizador: Dr. Wilson Dratcu.
  2. II Simpósio Internacional de Técnicas Minimamente Invasivas aplicadas à Ortopedia e Coluna Vertebral (II SIMINCO). Local: Hospital Abreu Sodré (AACD), São Paulo. Período: 14 a 16 de abril de 2005.Co-organizadores: Dr. Wilson Dratcu, Dr. José Ricardo Pécora e Dr. Antônio Carlos Fernandes.
  3. III Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral (III SIMINCO). Locais: Hospital Abreu Sodré (AACD), São Paulo (cirurgias). Hotel Grand Mercure (23 de Maio), São Paulo, (palestras). Período: 12 e 13 de maio de 2006. Co-organizadores: Dr. Wilson Dratcu, Dr. José Ricardo Pécora e Dr. Antônio Carlos Fernandes.
  4. IV Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral (IV SIMINCO) / Pré-Congresso do Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da SBC. Local: Summerville Resort Hotel, Porto de Galinhas (PE). Período: 14 de março de 2007. Organizadores: Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da SBC e Grupo de Estudo de CMI do H. Abreu Sodré (AACD).
  5. V Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral (V SIMINCO). Locais: Hospital Abreu Sodré (AACD), São Paulo (cirurgias) e Hotel SOFITEL (Sena Madureira), São Paulo (palestras). Período: 28 e 29 de março de 2008.
  6. VI Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral (VI SIMINCO). Locais: Hospital Abreu Sodré (AACD), São Paulo (cirurgias) e Bourbon Convention Ibirapuera, São Paulo (palestras). Período: 27 e 28 de março de 2009. Co-organizadores: Dr. Wilson Dratcu, Dr. José Ricardo Pécora e Dr. Antônio Carlos Fernandes.
  7. VII Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral (VII SIMINCO). Locais: Hospital Abreu Sodré (AACD), São Paulo (cirurgias) e Sheraton WTC, São Paulo, Brasil. Período: 21 de julho de 2010. Co-organizadores: Dr. Wilson Dratcu e Dr. Antônio Carlos Fernandes.
  8. VIII Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral (VIII SIMINCO). Locais: Hospital Abreu Sodré (AACD), São Paulo (cirurgias). Período: 24 de abril de 2011. Co-organizadores: Dr. Wilson Dratcu e Dr. Alexandre C. Fogaça.
  9. IX Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral (IX SIMINCO). Locais: HUGG – UNIRIO – Rio de Janeiro (cirurgias); Hotel Marriott Copacabana (teórica). Período: 09 a 11 de abril de 2012. Co-organizadores: Dr. Wilson Dratcu e Dr. Alexandre C. Fogaça.
  10. X Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral (X SIMINCO). Locais: Hospital Samaritano, São Paulo. Período: 22 a 23 de março de 2013. Co-organizadores: Dr. Wilson Dratcu e Dr. Alexandre C. Fogaça.
  11. XI Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral (XI SIMINCO). Locais: Hospital São José da Beneficência Portuguesa de São Paulo, São Paulo. Período: 30 de julho de 2014. Co-organizadores: Dr. Wilson Dratcu e Dr. Alexandre C. Fogaça.
  12. XII Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral (XII SIMINCO). Locais: Hospital São José da Beneficência Portuguesa de São Paulo, São Paulo. Período: 28 de agosto de 2015. Co-organizadores: Dr. Wilson Dratcu e Dr. Alexandre C. Fogaça.
  13. XIII Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral (XII SIMINCO). Locais: Hospital São José da Beneficência Portuguesa de São Paulo, São Paulo. Período: 27 de agosto de 2016
  14. XIV Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral (XIV SIMINCO), 2017 – Não realizado
  15. XV Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral (XV SIMINCO/VI COMINCO). Locais: Hospital São José da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP Mirante), São Paulo. Período: 12 e 13 de agosto de 2018.

Clínica Pacaembu
Avenida Pacaembu, 1003 em São Paulo (SP)
Telefone: +55 (11) 3662-3132 e 3667-2334

NEWSLETTER

Cadastre o seu e-mail e fique por 
dentro das novidades em primeira mão