DOENÇAS DEGENERATIVAS

A doença degenerativa lombar é um fenômeno de envelhecimento biológico normal da coluna que se manifesta em diferentes graus de severidade na população. O excesso de sobrecarga à coluna, facilita as lesões e a falta, fragiliza a coluna e facilita as lesões também. É sabido também que a incidência de doença na coluna tem uma tendência familiar ou genética. Na atualidade, o melhor exame de imagem para se fazer diagnóstico de doenças degenerativas da coluna é a ressonância magnética, onde o disco degenerado (desidratado) aparece escuro (disco preto), em imagens pesados em T2. É importante salientar que nem sempre o disco preto (degenerado) é sinônimo de doença, podendo ser simplesmente um sinal radiológico de envelhecimento biológico normal provocado pela idade. Porém, em outras situações, ele pode ser uma causa importante de dor e incapacidade conforme a severidade da degeneração, tais como a lombalgia discogênica crônica, hérnia discal, estenose de canal e dor da articulação facetária.

ESTÁGIOS DA DEGENERAÇÃO DISCAL E CONSEQUÊNCIAS CLÍNICAS

FASE 1 - disfunção: é a fase que aparecem fissuras no anel fibroso, ocorre alteração nas cartilagens das articulações facetárias e aumenta o líquido sinovial. Ë a fase que ocorre lombalgia discogênica e/ou facetária que em maioria dos pacientes melhoram com tratamento conservador bem efetuado.

FASE 2 - instabilidade: é a fase que se perde a altura discal, provocando afrouxamento dos ligamentos capsulares e inicia-se a formação de osteófitos (“bico de papagaio”). Ë a fase que ocorre hérnia discal e lombalgia crônica redicivante que podem requerer tratamento cirúrgico após a falha de tratamento conservador bem efetuado.

FASE 3 - reestalibilização: é a fase em que através da transformação fibrosa do disco e formação osteofitária, o segmento motor adquire espontaneamente a estabilidade. É a fase de estabilidade; a maioria das dores na coluna podem melhorar, porém, em uma pequena minoria, ocorre compressão de nervos (estenose de canal) que podem requerer cirurgia de descompressão neural.